3% OFF VIA PX
Preto Calçado
elemento de marca ciano

Utilizando Preto Calçado em Textos Finos

Uma impressão de qualidade envolve vários fatores para alcançar um resultado excepcional.

As características dos papéis e a regulagem dos equipamentos na hora de imprimir requerem alguns ajustes no design gráfico para que o tom da cor desejada fique em perfeita coloração. 

Cada indústria adota padrões conforme a necessidade de cada impresso e orienta um uso adequado de carga de tinta no design gráfico, com base nos testes realizados para o melhor resultado da impressão em preto.

Hoje, vamos apresentar as melhores práticas para desenvolver seu design gráfico e obter uma qualidade ainda melhor quando se trata de cores pretas.

É comum recebermos arquivos com textos em cores compostas com os quatro canais de cores carregados.

Essa prática, muitas vezes desnecessária, resulta em um impresso que pode causar desconforto ao leitor. 

Observe a imagem abaixo:

Preto Calçado em Textos

Ao analisarmos os textos na imagem, notamos que, nas simulações à esquerda, é possível visualizar um desconforto na leitura.

Esse efeito ocorre porque, no design gráfico, o profissional utilizou o que chamamos de preto/cinza composto para a elaboração do elemento gráfico.

Perceba que, na simulação de textos à direita, não há a utilização de outras cores na impressão, e, portanto, não ocorre o mesmo efeito.

O preto/cinza composto pode surgir de forma automática quando o profissional faz uso da aplicação dessa coloração utilizando ferramenta de captura de cor, ou quando é feita uma conversão de cores RGB para CMYK. 

O sistema utiliza o perfil de cores para efetuar um cálculo e aplicar a alteração do tom, porem essa alteração utilizará dos 4 canais para compor o preto/cinza.

É necessário que o profissional de design gráfico fique atento para corrigir as imagens com pretos e cinzas compostos, para obter uma aplicação correta da cor. 

Em alguns casos, se o equilíbrio da imagem e textos cinzas não forem tratados apenas no canal K (preto), a carga de tinta durante a impressão influenciará o resultado do preto/cinza composto, causando uma variação de tons e aproximando-se da cor onde há uma quantidade maior de carga de tinta. 

Observe a imagem abaixo:

Cinza Quatro Cores

Ao observar a imagem acima, você pode visualizar os possíveis resultados que o texto cinza composto em 4 cores poderia ter, conforme a carga de tinta no design gráfico.

O impressor sempre fará a carga de tinta seguindo um padrão de cores, conforme a prova de cores que ele tem em mãos. 

Se a imposição que ele está fazendo a impressão contiver páginas com imagens de cores mais intensas, o texto em cinza composto poderá sofrer influência da impressão com mais carga de tinta e ficar em um tom mais próximo à impressão da imagem.

Para evitar esse efeito de impressão e sempre ter um texto adequado à leitura, sem o risco de ocorrer desencaixe ou alterações no tom, utilize sempre o canal de cores K (Preto) para formular os tons de preto e cinza relacionados aos textos.

UTILIZANDO PRETO CALÇADO
EM GRANDES ÁREAS DE COBERTURA.

Para a impressão de grandes áreas na cor preta, indicamos utilizar o preto calçado com as seguintes porcentagens: (C: 40%, M: 20%, Y: 20%, K: 100%)

Essa porcentagem deve ser aplicada ao background afim de melhorar a intensidade do tom, dando maior cobertura de tinta sobre a superfície do papel e visando deixar a impressão mais viva.

Essa condição é necessária para evitar que o tom final da impressão fique opaco, ocasionado por uma absorção de tinta pelo papel.

Ao aplicarmos esse calço em grandes áreas de impressão, corrigimos o resultado opaco (acinzentado/lavado) das cores. Textos devem continuar utilizando apenas o canal K: 100%.

Seguindo essas orientações, sua impressão sempre terá uma qualidade excelente para uma leitura confortável. 

Observe a imagem abaixo:

Preto Calçado

O preto calçado é utilizado em várias situações em que é necessário obter uma cor mais intensa do tom preto.

É importante ressaltar que a melhor forma de aplicar as cargas corretas de cores em cada canal de cor é a que o time de pré-impressão de sua gráfica indicar.

Portanto, sempre entre em contato com eles para obter as informações corretas para utilizar seu “preto calçado” e obter melhor resultado ao produzir seu design. 

Dessa forma, você garante que seu impresso ficará no tom mais próximo do desejado e não corre o risco de errar ao produzir seu impresso.

Neste artigo, apresentaremos dicas valiosas de técnicas de retoque de imagens para que você possa aprimorar suas fotografias e alcançar resultados incríveis.
Neste artigo, exploraremos o papel das cores na impressão, discutindo seu impacto nas peças impressas e a psicologia por trás das escolhas cromáticas.