3% OFF VIA PX
Verniz UV
Elemento | Maxi Gráfica | Marca

O que é Verniz?

Verniz é uma solução viscosa, natural ou sintética que, após o processo aplicação e cura, resulta em uma camada superficial de proteção.

É utilizado nos mais diversos tipos de produções, podem ser de origem resinosas ou derivados de petróleo.

Na produção gráfica, ele é utilizado para dar enobrecimento a impressos com resultados de superfícies brilhantes, acetinadas ou foscas.

Existem algumas aplicações que vão enobrecer o impresso com uma experiência sensorial, como texturas e cheiros.

Quando e onde Utilizar o Verniz?

O verniz pode ser aplicado na produção de livros, revistas, catálogos, folders, rótulos e cartões de visita e nos dá, além da proteção, uma flexibilidade para uma aplicação diversificada.

Podemos utilizá-lo na área total de um impresso ou apenas em um local específico para destacar parte do design gráfico.

Algumas empresas produzem seus catálogos e revistas com o verniz aromatizado para fixar o cheiro de seu produto para que o consumidor possa senti-lo antes da compra.

Esta característica de aplicação também pode ser encontrada em alguns tipos de livros onde o projeto tem uma estratégia de marketing olfativo para vincular uma fragrância ao contexto da obra.

Vamos na continuidade desse texto listar sobre os tipos de vernizes mais utilizados para produção gráfica.

ícone de rolo de impressão

Quais são os Tipos de Verniz Para produção gráfica?

- Verniz a Base D’água

Este verniz é utilizado com frequência durante o processo de impressão em equipamentos com 5 estações, também pode ser aplicado por equipamento de calandra.

Suas características são a secagem rápida sem necessidade de cura IR (Infra Red) ou UV (Ultra Violeta), proteção da impressão, podendo resultar em uma acabamento com brilho ou fosco.

Este verniz, após sua secagem, não apresenta odor e não amarela com o passar do tempo.

- Verniz UV Total

É composto por resinas sintéticas com fotoiniciadores, proporcionam um brilho superior aos demais vernizes, pois tem melhor cobertura da superfície.

Começou a ser utilizado na década de 80, e tem entre suas vantagens produtivas o endurecimento completo após passagem por um sistema de cura com lâmpadas que emitem radiações UV. Essa característica permite altas velocidades durante a produção.

Pode ser utilizado em produções Offset, Fotogravura, Flexografia e Serigrafia, com resultados de superfícies Brilhante, Matte/Fosco ou Metálicos.

- Verniz UV Aromatizado

Este tipo de verniz contém microcápsulas incorporadas em sua composição, possibilitando a impregnação de fragrâncias no material.

O aroma é liberado através da fricção na área aplicada, e não evapora mesmo após o processo ser repetido inúmeras vezes.

Revistas de cosméticos utilizam desse acabamento para entregar ao cliente um primeiro contato com o perfume produto para sua decisão de compra.

Alguns tipos de livros utilizam essa prática para levarem ao cliente uma experiencia sensorial ligada ao marketing olfativo.

- Verniz UV Localizado

Esta é uma técnica utilizada para aplicar o verniz em uma área reservada do material, e pode conter uma aplicação focada em um ou mais elementos ou em uma área sem impressão.

Pode ser combinada com outros tipos de verniz, em produções Off-set, flexográfica ou serigráfica.

Esta técnica também é conhecida como Reserva de Verniz e proporciona elegância e sofisticação quando utilizada em livros, folders, cartões de visita, entre outros impressos.

- Verniz UV Texturizado

Este tipo de técnica de aplicação de verniz é utilizado quando há uma necessidade de promover uma sensação tátil ao impresso.

Com ela é possível entregar uma experiência tátil maior ao ver uma imagem. Imagine a imagem de um tronco de árvore, asfalto, pedra, areia, pele de cobra ou elefante, que ao passar a mão sobre a área você sinta que toca o elemento a uma sensação próxima da real.

O UV Texturizado é comumente utilizado em capas de livros, catálogos, folders ou cartões de visita. Depende da estratégia sensorial que a equipe quer aplicar no impresso.

- Verniz UV High-Gloss

Em tradução direta um verniz com “Alto Brilho”, porém este tipo de verniz tem em sua composição química componentes que proporcionam um brilho intenso maior se comparado a outros tipos de vernizes.

Pode ser utilizado com aplicações em áreas totais ou com reserva de verniz (áreas localizadas).

- Verniz Ribbon

Este tipo de verniz é aplicado em produções flexográficas a fim de dar base para o recebimento de tintas de carimbos, canetas e material térmico.

Utilizado em rótulos e etiquetas onde há necessidade de marcação de lote, data de validade ou escrita a caneta.

Leia mais sobre Produção Gráfica