Verniz é uma solução viscosa, natural ou sintética que, após o processo aplicação e cura, resulta em uma camada superficial de proteção.
É utilizado nos mais diversos tipos de produções, podem ser de origem resinosas ou derivados de petróleo.
Na produção gráfica, ele é utilizado para dar enobrecimento a impressos com resultados de superfícies brilhantes, acetinadas ou foscas.
Existem algumas aplicações que vão enobrecer o impresso com uma experiência sensorial, como texturas e cheiros.
O verniz pode ser aplicado na produção de livros, revistas, catálogos, folders, rótulos e cartões de visita e nos dá, além da proteção, uma flexibilidade para uma aplicação diversificada.
Podemos utilizá-lo na área total de um impresso ou apenas em um local específico para destacar parte do design gráfico.
Algumas empresas produzem seus catálogos e revistas com o verniz aromatizado para fixar o cheiro de seu produto para que o consumidor possa senti-lo antes da compra.
Esta característica de aplicação também pode ser encontrada em alguns tipos de livros onde o projeto tem uma estratégia de marketing olfativo para vincular uma fragrância ao contexto da obra.
Vamos na continuidade desse texto listar sobre os tipos de vernizes mais utilizados para produção gráfica.
Este verniz é utilizado com frequência durante o processo de impressão em equipamentos com 5 estações, também pode ser aplicado por equipamento de calandra.
Suas características são a secagem rápida sem necessidade de cura IR (Infra Red) ou UV (Ultra Violeta), proteção da impressão, podendo resultar em uma acabamento com brilho ou fosco.
Este verniz, após sua secagem, não apresenta odor e não amarela com o passar do tempo.
É composto por resinas sintéticas com fotoiniciadores, proporcionam um brilho superior aos demais vernizes, pois tem melhor cobertura da superfície.
Começou a ser utilizado na década de 80, e tem entre suas vantagens produtivas o endurecimento completo após passagem por um sistema de cura com lâmpadas que emitem radiações UV. Essa característica permite altas velocidades durante a produção.
Pode ser utilizado em produções Offset, Fotogravura, Flexografia e Serigrafia, com resultados de superfícies Brilhante, Matte/Fosco ou Metálicos.
Este tipo de verniz contém microcápsulas incorporadas em sua composição, possibilitando a impregnação de fragrâncias no material.
O aroma é liberado através da fricção na área aplicada, e não evapora mesmo após o processo ser repetido inúmeras vezes.
Revistas de cosméticos utilizam desse acabamento para entregar ao cliente um primeiro contato com o perfume produto para sua decisão de compra.
Alguns tipos de livros utilizam essa prática para levarem ao cliente uma experiencia sensorial ligada ao marketing olfativo.
Esta é uma técnica utilizada para aplicar o verniz em uma área reservada do material, e pode conter uma aplicação focada em um ou mais elementos ou em uma área sem impressão.
Pode ser combinada com outros tipos de verniz, em produções Off-set, flexográfica ou serigráfica.
Esta técnica também é conhecida como Reserva de Verniz e proporciona elegância e sofisticação quando utilizada em livros, folders, cartões de visita, entre outros impressos.
Este tipo de técnica de aplicação de verniz é utilizado quando há uma necessidade de promover uma sensação tátil ao impresso.
Com ela é possível entregar uma experiência tátil maior ao ver uma imagem. Imagine a imagem de um tronco de árvore, asfalto, pedra, areia, pele de cobra ou elefante, que ao passar a mão sobre a área você sinta que toca o elemento a uma sensação próxima da real.
O UV Texturizado é comumente utilizado em capas de livros, catálogos, folders ou cartões de visita. Depende da estratégia sensorial que a equipe quer aplicar no impresso.
Em tradução direta um verniz com “Alto Brilho”, porém este tipo de verniz tem em sua composição química componentes que proporcionam um brilho intenso maior se comparado a outros tipos de vernizes.
Pode ser utilizado com aplicações em áreas totais ou com reserva de verniz (áreas localizadas).
Este tipo de verniz é aplicado em produções flexográficas a fim de dar base para o recebimento de tintas de carimbos, canetas e material térmico.
Utilizado em rótulos e etiquetas onde há necessidade de marcação de lote, data de validade ou escrita a caneta.
Oferece uma superfície suave e não reflexiva, conferindo elegância e sofisticação aos materiais impressos.
Perfeito para impressos utilizados, eventos com grande incidência de fotografias, evitando o reflexo dos flashes.
O Verniz Localizado é aplicado com base em um desenho previamente definido pelo Design Gráfico, é aplicado utilizando um tipo de impressão chamado serigrafia, permite destacar áreas específicas do design com brilho, criando um efeito visual único.
Pode ter características de brilho, fosco ou soft touch, com um relevo alto dependendo do tipo de tela e verniz utilizado.
É um Verniz utilizado para proporcionar cores vibrantes que brilham sob luz negra, criando um efeito visual impressionante.
É utilizado em alguns tipos de impressos como parte de segurança para convites de eventos noturnos, pulseiras de festa ou para destacar um elemento do design gráfico para reagir à luz negra.
Pode ser utilizado durante o processo de impressão na saída do papel da impressora offset para fornecer maior proteção ao impresso durante o manuseio dos acabamentos do impresso.
Deixará na impressão um aspecto leve de brilho. Ideal para livros infantis, folders e impressos nos quais há grandes áreas de mancha de impressão em cores.
Este verniz proporciona ao impresso um toque macio e aveludado, podendo ser uma alternativa à laminação BOPP fosca, ganhando maior agilidade na confecção do impresso, apresentando melhor custo-benefício e facilitando o processo de reciclagem da peça gráfica.
Pode ser utilizado em processos de impressão Offset, Flexografia e Rotogravura. É um verniz a base d´água.
Verniz com partículas iriodin que explora o sentido visual do consumidor.
O produto apresenta maior riqueza ao impresso, com efeito, perolizado que ressalta a cor e textura do impresso perante os outros.
Recomendado apenas para sistema flexográfico. É um verniz a base d´água.