3% OFF VIA PX
O que é Imposição?
Icone de Marca Magenta

O que é Imposição na produção gráfica?

A imposição é um processo crucial para a impressão de materiais gráficos, como livros, revistas, catálogos, folhetos e outros.

A imposição é a organização das páginas do documento de forma a otimizar a quantidade de páginas impressas por folha, reduzindo o desperdício de papel e aumentando a eficiência do processo de impressão.

Existem diferentes tipos de imposição, dependendo do tipo de material a ser impresso e das especificações do trabalho. 

A imposição simples é a mais comum e é utilizada para a impressão de documentos comuns, como cartas, faturas, recibos, folhetos, cartões e outros.

Na imposição simples, as páginas são organizadas em ordem sequencial, lado a lado, em uma folha de papel que será cortada ao final do processo. 

Já a imposição de livros é mais complexa pois envolve a organização das páginas em folhas que serão dobradas e grampeadas, como em um livro.

Nesse caso, as páginas devem ser organizadas de acordo com a sequência de leitura e dobras, garantindo que as páginas estejam na ordem correta. 

A imposição de folhetos é utilizada para a impressão de folhetos dobráveis e pode incluir diferentes tipos de dobras, como a dobra simples, a dobra sanfonada, a dobra Z e outras.

Nesse caso, as páginas são organizadas de acordo com a sequência de dobra, garantindo que as informações estejam distribuídas corretamente em cada painel.

Para realização de imposições são utilizados softwares profissionais específicos, os 4 principais e mais famosos no mercado hoje são:

– AGFA Impose, do Workflow Apogee;
– Kodak Preps Imposition, do Workflow Prinergy;
– Signa Station, do Workflow Prinect;
Ultimate Impostrip.

Esses softwares permitem a criação de arquivos para pré-impressão com as páginas já na ordem correta de impressão e dobra, garantindo a qualidade e a eficiência do processo de produção agilizando o tempo de preparo do arquivo.

Em resumo, a imposição é uma parte do processo, essencial para a impressão de diversos materiais gráficos. 

A escolha do tipo de imposição e do software utilizado dependerá do tipo de trabalho a ser realizado, das especificações do material, do acabamento desejado e equipamento que um parque gráfico possui.

É importante contar com profissionais de Design Gráfico capacitados e experientes no assunto de pré-impressão para garantir um resultado de alta qualidade e eficiência na hora de produzir um impresso.

Montagem de chapa, montagem de lâmina, também são sinônimos utilizados dentro da indústria gráfica para se referir à prática de executar a diagramação da imposição.

Leia mais sobre Produção Gráfica