Como escrever um livro?

Como escrever um livro?

Escrever um livro é um desafio com vários passos a serem alcançados. É a soma de vários conhecimentos, técnicas e práticas para entregar conhecimento através de uma obra literária dos mais diversos gêneros.

O processo começa na idealização do conteúdo. O escritor deverá, naquele texto, transmitir ao leitor a mensagem ideal a fim de gerar um resultado de ganhos de aprendizagem.

Queremos contribuir com sua jornada para uma boa escrita e organização com qualidade. Listamos e comentamos as principais atividades que compõem o processo de produção de um livro buscando orientar e mostrar de forma resumida como sua jornada deve seguir para que seu livro se torne realidade.

Veja abaixo nesse índice, o caminho a ser percorrido.

Maxi

Índice

Copywirte © 2022

É uma forma de categorizar a composição literária. A classificação das obras literárias pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais entre outros. As distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.

Definir um gênero literário para seu livro é o início para uma comunicação direta com o público que irá consumir seu conteúdo. Ajudará no desenvolvimento do marketing de vendas e o conectará de forma direta com o leitor.

A nossa dica para você é conhecer os gêneros que existem e o que cada um deles é capaz de entregar dentro de seu contexto literário. Participar de grupos de escritores e oficinas de ideias podem ser uma boa prática para alimentar a imaginação e fazer você prosperar na formação de conteúdo.

Livre-se de crenças, medos e inseguranças. A autossabotagem e a procrastinação podem vir a ser um desafio a ser rompido, mas não maior que sua capacidade de escrever e sua determinação de realizar o seu sonho.

Organize-se em uma rotina de trabalho e defina tarefas diárias para elaboração das etapas que vamos elencar na sequência.

Utilizar técnicas de brainstorm para listar ideias pode ser uma forma de esvaziar a mente e organizar as anotações. Será uma chuva de criatividade quando decidir começar sua jornada como escritor.

Ao escrever, provoque o pensamento do leitor, pense para quem está escrevendo e em como despertar sentimentos e sensações durante a leitura, o que pode entregar de diferente das histórias que já existem, e principalmente o porquê de criar essa história.

Desperte a curiosidade, use analogias, metáforas, ensine enquanto escreve, faça uma leitura de seu texto e sinta-se o próprio leitor. Analise o texto:

    • Está entregando a mensagem para uma interpretação correta?
    • Há espaço para uma interpretação diferente daquela a qual idealizou o texto incialmente?

Seguindo essas dicas, acreditamos que possa ser um bom início para sua jornada como escritor, e dar vida a esse sonho e a chance de ser o próximo grande escritor brasileiro, com seu bestseller.

Vamos seguindo com as dicas, pois agora que já entregamos alguns caminhos para iniciar sua jornada você precisará de ferramentas para auxiliar a escrever e dar sequência na produção de seu livro.

A escolha de um editor de texto é muito importante, pois com ele utilizaremos ferramentas que facilitarão na correção ortográfica, indentação, e envio do texto para os próximos profissionais envolvidos com a editoração e criação de seu livro.

Em nossa experiência podemos listar três das mais famosas ferramentas para edição de textos, são elas:

  • Word, do pacote Microsoft Office
  • Write, do pacote Libre Office
  • Documentos, do pacote da Google

Há uma imensa lista de editores de textos, essas três se destacam pelas características que cada uma entrega, pode ser uma ferramenta licenciada, de uso Free ou uso portátil. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Copywirte © 2022

Um editor de texto poderoso, é utilizado junto com o sistema operacional Windows ou Macintosh, sua maior característica é a quantidade de ferramentas para configuração e formatação de textos, através de desktop ou mobile.

O editor vem evoluindo e entregando cada vez mais ferramentas que integram as mais diversas necessidades. Com ele é possível fazer formatações, revisões de ortografia, análise sintática, desenhos para funções matemáticas, inserção de imagens, gráficos e, com boas práticas e experiência de uso, a publicação em pdf para venda no digital.

Ao salvar na nuvem, você conta com a integração de um editor por aplicativo Android, ou um editor via navegador web para acessar virtualmente de onde estiver, facilitando para os escritores que se locomovem com frequência, e querem aproveitar o tempo para dar aquela atenção à obra.

Toda essa tecnologia tem um custo. O Pacote Office atualmente é comercializado por licenciamento anual com o Office 365, ou de forma profissional, a qual você compra a versão do software e paga apenas uma única vez.

Agora, se você está pensando em economizar nosso próximo favorito da lista é gratuito e você poderá utilizá-lo em sistemas operacionais Windows e Linux. Vamos falar dele!

Copywirte © 2022

Write é um software para escrita de textos do pacote LibreOffice. É um software livre e de código aberto, com uma comunidade ativa que alimenta e atualiza constantemente suas funções trazendo inovações ao sistema.

O Write é desenvolvido para sistemas operacionais Linux, tem sua versão para Windows e vem recheado de ferramentas para edição e formatação. Além disso, conta com revisor ortográfico, inserções de imagens e gráficos e muitas ferramentas que evoluem constantemente pela comunidade.

No site da comunidade Libre Office, você encontra facilmente um link de comparação com nosso primeiro indicado (Word). Com ela você poderá efetuar uma avaliação de funções entre eles e decidir qual a ferramenta mais adequada para sua realidade.

O fator de integração com aplicativos e salvamento em nuvem até a publicação deste artigo não foram identificados, mas acreditamos que com a evolução dos softwares da comunidade é uma questão de tempo até existir um app Android integrando o pacote.

Copywirte © 2022

Nativo para utilização online, o Documents da Google, é nativo da web e app Android para uso em aparelhos mobile. Voltado para usabilidade em navegadores, o Documents é a ferramenta perfeita para os escritores que são viajantes natos.

A facilidade do salvamento em nuvem, e a edição de textos por app mobile e por navegadores, dão asas ao utilizar essa ferramenta que pode ser executada em praticamente todos os sistemas operacionais através dos navegadores com a facilidade do uso portátil.

Este editor, não conta com ferramentas avançadas para formatação e edição se comparado aos anteriores aqui citados, mas é uma ferramenta muito útil para facilitar a escrita de forma portátil.

Agora que já temos ferramentas para escrever com qualidade, e já produzimos o conteúdo do livro, vamos precisar do próximo profissional para darmos mais qualidade ao conteúdo de nosso livro em nossa jornada.

A revisão de texto é importante para adequação dos erros gramaticais, ortográficos e de sintaxe. Neste ponto, ler o texto e fazer uma análise dos pontos que podem ser melhorados e adequá-los ao que você, como escritor, quer passar como mensagem.

Se você compreende bem nossa língua, pode ser feito por você mesmo ou por um profissional de línguas que fará a avaliação do texto e as devidas sugestões de melhoria. É praxe escritores, mesmo com grande conhecimento linguístico, contratarem revisores para agilizarem o processo e ter uma visão diferente sobre o conteúdo de seu livro.

Ilustração é uma imagem fotográfica ou vetorial (desenho) que comunica uma informação, explicação e auxilia no entendimento de um texto.

Ela pode ser aplicada dentro do contexto da obra para dar ainda mais ênfase no tratamento de um determinado assunto, levando ao leitor uma experiência de imersão na história e melhor compreensão da mensagem que o escritor quer entregar.

Neste ponto, a decisão de contratar um ilustrador para seu livro irá trazer um conteúdo que dará vida e melhor entendimento ao conteúdo de seu livro. Alguns escritores adotam a produção de imagens para dar ênfase ao personagem ou ilustrar pontos importante da história.

Para criação deste material é necessário um profissional de Design Gráfico que tenha experiência em ilustração e criação de personagens. Há algumas comunidades online onde você pode pesquisar por tipos de trabalhos e conhecer profissionais da área.

Designer é profissional que atua na elaboração, criação e execução de um design. Possui conhecimentos técnicos em desenvolvimentos de imagens gráficas, para produção em pequenas e grandes tiragens.

Um designer pode executar as mais variadas tarefas, que podem se iniciar na ilustração das imagens para um livro, diagramação do projeto, e até a finalização do arquivo para impressão, que ocorre no setor de pré-impressão em uma gráfica.

É possível localizar os mais variados tipos de desenhos, e uma vez identificado um ilustrador que tenha um perfil de design adequado ao que procura para sua obra, você poderá fazer contato com ele diretamente pelas plataformas que iremos listar abaixo e negociar os valores de seu projeto diretamente com o profissional.

A mais famosa é a Behance, uma comunidade mantida pela empresa Adobe, onde você poderá pesquisar portfólios de vários designers pelo mundo.

Em uma pesquisa sobre “Personagem”, há uma infinidade de profissionais que já publicam seus projetos na plataforma. Ao efetuar a pesquisa, é possível identificar o nome do profissional que desenvolveu aquele projeto, e fazer contato diretamente com ele.

Uma outra plataforma que poderá utilizar para pesquisa de profissionais de Design é o Deviant Art, uma plataforma utilizada para publicações de portifólio que também permite uma análise dos projetos de cada ilustrador e um contato via plataforma para negociação de projetos.

Mas, deixamos aqui uma dica importante: conheça sempre o designer, procure validar a experiência e formas de pagamento/recebimento, pois as plataformas indicadas não têm vínculo de responsabilidade com cada profissional que faz publicação de seus portifólios.

Agora, nessa jornada para escrever seu livro já temos um texto revisado, ilustrações e imagens preparadas. Agora, chegou a hora de dar uma estrutura saudável para que seu livro seja distribuído. Vamos falar sobre a diagramação.

Diagramação é uma atividade importante, exercida pelo profissional de design gráfico. Nesta atividade, o profissional irá utilizar das informações entregues através de um briefing, e aplicá-las na melhor distribuição, adequando formatos de textos, legendas e imagens ao tamanho escolhido para ser impresso.

É importante que, para uma elaboração adequada de seu livro, as informações corretas sejam obtidas com a gráfica que irá produzir sua obra. É comum que, nesta etapa, informações técnicas faltem e quando os arquivos forem entregues para a impressão, haja uma necessidade de ajuste dos mesmos, atrasando a produção.

Nossa dica é que, sempre ao iniciar o processo de diagramação, defina uma gráfica parceira que irá produzir seu material e, uma vez feito o acordo para produção, peça a eles quais os tamanhos adequados para uma diagramação dentro dos padrões exigidos.

Dessa forma, quando o profissional manipular imagens e informações, já aplicará corretamente as medidas, tornando o trabalho mais ágil.

Quer saber mais sobre diagramação, temos um conteúdo completo em nosso blog: O Que é Diagramação?

“Não julgue um livro pela capa!”

Quantas vezes esse termo é repetido e relacionado a uma forma de avaliação sobre a aparência de algo, mas esta frase só pontua o quanto a capa pode impactar a decisão da compra de um livro.

As decisões a serem tomadas para produzir uma capa de livro que impacte em uma boa comunicação é do ponto de vista do marketing estratégico, pois é nela, o primeiro contato com o seu público e talvez, a decisão de compra.

E para esse desenvolvimento, muitas vezes o profissional emprega vários estudos, como psicologia das cores, copywriting, neuro marketing, aplicações de técnicas de impressão e acabamentos, como cores Pantone, HotStamping, Capa dura, etc.

A realidade é que são inúmeras as possibilidades quando envolvemos técnicas de vendas. Qualidade de produção gráfica junto com a criatividade formam a ideia que o autor quer entregar ao leitor quando olhar para o livro em uma estante.

É preciso trabalhar com um bom profissional que dedicará todo o conhecimento para desenvolver o melhor design afim de influenciar positivamente na decisão de compra do leitor.

Conte para nós se, ao estar em uma livraria e pegar um exemplar, sentiu vontade de lê-lo pela beleza de sua capa?

Sua obra neste ponto já está praticamente definida, o conteúdo intelectual já está produzido, revisado, com ilustrações ou não, capa desenvolvida, e precisamos dar segurança jurídica para proteger todo esse trabalho e dedicação empregados.

ISBN é um padrão internacional de numeração de livro, utilizado em mais de 200 países. É a sigla para (International Standard Book Number), é uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas.

Através desse registro, é possível individualizar e catalogar as informações particulares e específicas de cada uma das diversas publicações produzidas ao redor do planeta. Nos permite compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas.

O registro de uma obra é gerenciado pela Câmara Brasileira de Letras. O escritor pode abrir o processo de registro diretamente no site da associação e ao final do processo receber seu certificado de registro autoral.

É um documento que reúne informações sobre uma obra, buscando facilitar a identificação e organização em bibliotecas e livrarias. É através dessa ficha avaliativa que o bibliotecário, editores e livreiros, classificam em qual setor é armazenado seu livro, e posteriormente localizam-no.

Nessa parte de sua jornada como escritor, já deve começar aquela ansiedade para receber sua obra física ou fazer parcerias para venda.

O próximo passo é enviar toda essa produção à indústria gráfica, que falaremos no próximo passo.

Copywirte © 2022

Receba em seu e-mail um e-book completo de como configurar o editor de texto, orientações para criar a capa de seu livro e dar início a realização de sua obra.

Agora que sua jornada como escritor está praticamente terminando e já orientamos o caminho a ser percorrido para um bom desenvolvimento, chegamos à tão esperada hora de iniciarmos a produção de seu livro.

Aqui na Maxi Gráfica, sempre buscamos a excelência na execução dos projetos que chegam a nós. Ao longo dos mais de 31 anos de experiência investimos em tecnologia e qualificação profissional para entregar qualidade.

Imprimir cultura e gerar valor, respeitando o meio ambiente e evoluindo práticas de inovação para sua obra eternizar a cultura que você dedicou para novas gerações.

Nossa equipe, comprometida com os mais altos padrões de produção, dedica sua mão de obra e conhecimentos para lhe proporcionar a melhor experiência, desde a negociação, até a entrega de sua obra

maxiloja.net | Loja Virtual

Este artigo é uma ferramenta que pensamos para você ter uma melhor visualização dos passos a serem alcançados, com qualidade na sua jornada como escritor.

Estivemos juntos em toda a orientação de criação de seu livro, e a partir de agora, estaremos juntos realizando a produção física de sua obra, e eternizando ela através de um livro físico!

Convidamos você a conhecer nosso eCommerce maxiloja.net e nos chamar via WhatsApp para nos contar como está sendo sua jornada como escritor e, se for o caso, sugerir acréscimos ou alterações neste artigo.

Se chegou até aqui, parabéns! Você venceu muitos desafios, conquistou boas práticas em sua jornada e terá qualidade na entrega de sua produção.

Conte com o time MAXI GRÁFICA para realização de seu sonho de ser um escritor!

Rolar para cima