3% OFF VIA PX
5 DICAS PARA UM EXCELENTE IMPRESSO
Icone de Marca Magenta

5 Dicas para um Excelente Impresso

1ª - Cores padrão CMYK

As cores CMYK (Cyan, magenta, yellow e black (inglês), ou ciano, magenta amarelo e preto, em português) são um padrão mundial para impressões Off-set considerando o estilo cromia. Quando utilizamos esse padrão de cores, informamos ao sistema a quantidade exata que contém de porcentagem de tinta para formação de uma determinada cor. Nós utilizamos e seguimos o padrão ISO 12.647, FOGRA 51 e FOGRA 52 para nossas impressões offset.

Utilize essas referências de perfis de cores ao desenvolvimento de seu design gráfico, para um resultado mais próximo ao tom final de seus impressos.

2ª - Utilize Imagens com Qualidade

A qualidade de impressão de uma fotografia em bitmap, está ligada à qualidade em que a imagem utilizada na diagramação do design gráfico tem em sua composição de DPI (Dot Per Inch), pontos por polegada.

Essa quantidade de pontos define a nitidez com que cada ponto de cor será aplicado, definindo até o local exato de seu início e fim. Quanto mais pontos na imagem mais definição ela terá.

A qualidade ideal para uma impressão de imagem/fotografia em bitmap é de 300dpi.

3ª - Faça um Layout Clean para seu Impresso

Utilizar um “layout clean” é um clichê da publicidade e dos profissionais do design. Uma vez que está relacionado diretamente à proposta de produzir um impresso adequado ao público com uma comunicação direta para que seu cliente tenha clareza da solução que entregar a ele.

Portanto, o planejamento é uma fase importante para modelar sua comunicação, pois há estudos que comprovam que um impresso com menos informação tem mais aceitação para uma leitura completa.

4ª - Utilize os Gabaritos Fornecidos

Cada processo produtivo tem suas necessidades e compensações para uma produção gráfica de qualidade. Todas essas métricas são preparadas e aplicadas na utilização do arquivo de Gabarito.

Nele, existem informações importantes para uma diagramação correta de seu impresso. É importante que, ao definir o projeto, você peça o gabarito à sua gráfica para adequar e finalizar o seu impresso, caso não tenha o conhecimento suficiente.

5ª - Envie sempre seu arquivo em PDF/X-1a ou PDF-x4

A finalização do arquivo para a impressão é um ponto importante que define o resultado do design gráfico.

Quando utilizamos o Adobe PDF/X-1ª, garantimos que as fontes utilizadas sejam incorporadas, que as caixas delimitadoras sejam definidas, e que as cores estejam adequadas à exibição de cores CMYK.

É importante visualizar e conferir o PDF/X-1a gerado para uma verificação de conformidade com o design gráfico original.

Seguindo todas essas dicas, você terá um impresso de qualidade com uma comunicação direta ao seu público tomando todos os cuidados para que não ocorra nenhum imprevisto com seu arquivo de impressão.

Quer receber mais dicas e conteúdos para um melhor desenvolvimento de seu design gráfico, se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de todos os assuntos gráficos.

Leia mais sobre Impressos